top of page

Receita Federal manifesta entendimento favorável às Finthecs

  • Foto do escritor: dicavalcantilaw
    dicavalcantilaw
  • 31 de mai. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualmente, as Finthecs (instituições financeiras que funcionam de modo virtual) vêm se multiplicando e atendendo a uma demanda por concessão de crédito latente.


Empresas de porte reduzido, comparativamente às instituições financeiras tradicionais, tais como bancos, dentre outros, as Finthecs questionaram à Receita Federal se estariam inclusas na regra que obriga determinadas instituições financeiras a apurar o Imposto de Renda pelo Lucro Real.


E a resposta dada pela Receita Federal foi recebida com surpresa e positividade. A saber, por meio de Solução de Consulta (50/2024), a RFB manifestou seu entendimento de que a regra que obriga determinadas instituições financeiras a apurar o Imposto de Renda pelo Lucro Real deve ser interpretada literalmente/restritivamente, de modo que apenas os tipos de atividades ali mencionados estão abarcados pela norma.


Em outras palavras, as Fintechs, cuja natureza é de Sociedade de Crédito Direto, podem apurar o Imposto de Renda pelo Lucro Presumido, opção que geralmente é mais vantajosa, tanto em termos de carga tributária quanto de complexidade, compatível inclusive com o porte de tais empresas.


Na consulta, inclusive, a RFB diz expressamente que as SCD passaram a existir após a edição da norma que elenca as instituições financeiras obrigadas à apuração do Imposto de Renda pelo Lucro Real e, caso o legislador pretenda incluir as SCD nesta regra (anterior) deverá promover uma alteração expressa na lei, não sendo possível presumir que tais sociedades estariam automaticamente sujeitas à regra.

Você conhece alguma empresa que possa se beneficiar de tal entendimento?

 
 
 

Comentários


D.png
C.png

entre em contato

R. Barão de Souza Leão, nº 425


Empresarial Pontes Corporate Center, Sala 608


Boa Viagem, Recife – PE /

CEP: 51030-902

in.png
instagram.png

Tel: (81) 3097.3971

3089.3971

3089.4051

bottom of page