top of page

Cônjuges e companheiros podem ser sócios entre si em uma mesma sociedade?

  • Foto do escritor: dicavalcantilaw
    dicavalcantilaw
  • 22 de jul.
  • 1 min de leitura

A possibilidade de cônjuges ou companheiros figurarem como sócios em uma mesma sociedade depende do regime de bens adotado e do tipo societário escolhido.


O Código Civil em seu artigo 977, dispõe: “faculta-se aos cônjuges contratar sociedade entre si ou com terceiros, salvo quando casados no regime da comunhão universal de bens ou no da separação obrigatória”.


Assim, pode-se entender que a vontade do legislador foi a de proibir a constituição de sociedade contratual entre cônjuges nesses dois regimes. Importante destacar que essa proibição legal diz respeito apenas às sociedades contratuais, que são as seguintes: sociedade limitada, sociedade em comandita simples e sociedade em nome coletivo.


A vedação não se aplica às sociedades estatutárias, como as sociedades anônimas, sociedade cooperativa e sociedade em comandita por ações. Portanto:


  • Na sociedade limitada, cônjuges casados sob os regimes de comunhão parcial ou separação convencional de bens podem ser sócios entre si.


  • Já os casados sob o regime de comunhão universal de bens ou de separação obrigatória não podem ser sócios em sociedade limitada.


  • Nas sociedades anônimas, não há impedimento legal, independentemente do regime de bens.


Quanto à união estável, a jurisprudência tende a aplicar, por analogia, as mesmas regras previstas para os cônjuges, especialmente quando há contrato escrito com estipulação do regime de bens.


 
 
 

Comentários


D.png
C.png

entre em contato

R. Barão de Souza Leão, nº 425


Empresarial Pontes Corporate Center, Sala 608


Boa Viagem, Recife – PE /

CEP: 51030-902

in.png
instagram.png

Tel: (81) 3097.3971

3089.3971

3089.4051

bottom of page